Outras notícias

Acção de Formação sobre Coletes Electrónicos

Vai decorrer no próximo dia 18 de Abril, no período da manhã do Campeonato Nacional de Combates – Cadetes 2009, uma acção de formação subordinada ao tema “O Uso de Coletes Electrónicos”.

Sendo uma tecnologia completamente inovadora, o uso de coletes electrónicos obriga a uma estratégia e respostas tácticas radicalmente diferentes do que habitualmente se pratica com os coletes regulares.

pro16533g

Esta tecnologia está já a ser utilizada um pouco por todo o mundo, com as evidentes limitações impostas pelo facto de se tratar de equipamento dispendioso.

Recentemente a ETU oficializou o uso de coletes electrónicos nas provas de Classe A e nos Campeonatos da Europa. Tal facto apanhou de surpresa as nossas selecções nacionais em algumas provas, pelas mudanças impostas no modo de combater.

Desde então, a FPT tem feito um esforço muito grande para garantir que os atletas das Selecções Nacionais tenham algum tipo de contacto com esta tecnologia e possam adequar-se à mesma para eventuais participações internacionais.

Na sequência deste esforço surge mais esta Acção de Formação cujo propósito é informar os participantes sobre as alterações necessárias no que toca a estratégia e respostas tácticas no decorrer dos combates.

A orientar a acção estará o Mestre Joaquim Peixoto, Treinador Principal das Selecções Nacionais cuja experiência na condução das participações das Selecções Nacionais em provas internacionais é uma mais-valia, contribuindo com os seus conhecimentos para o desenvolvimento da modalidade a nível nacional.

Fonte [Website Federação Portuguesa de Taekwondo] [11-04-2009]

José Rodrigues Conquista Medalha de Bronze – Open da Alemanha – classe A

Depois de no Open da Holanda (classe A), realizado no dia 21 e 22 de Março, a selecção nacional júnior ter ficado à porta de obter 3 bronzes, através dos atletas Miguel Rodrigues, Michel Fernandes e José Rodrigues que alcançaram um brilhante 5º lugar.
Assim como os restantes atletas lusos, Ricardo Nobre e Mário Silva, que também alcançaram uma classificação honrosa (1/8 de final). Numa prestação marcada por um excelente equilíbrio desta jovem e prometedora selecção, que realizou um total 10 combates, obtendo 5 vitórias e 5 derrotas.

Ficou para o Open da Alemanha a conquista da tão desejada medalha, feito alcançado pelo mais jovem atleta português presente, José Rodrigues, com apenas 14 anos, inicia a sua historia nos “palcos” europeus, conquistando o bronze para Portugal, perdeu na ½ final para o atleta da Bielorrússia (medalha de ouro) pela margem mínima de 1-0.

Para garantir o acesso à ½ final, José Rodrigues não teve tarefa facilitada, enfrentou e venceu selecções com bastantes tradições no panorama mundial, ou seja, o atleta da selecção Turca e Espanhola pela margem de (2-0) sobre ambos.
Seu irmão Miguel Rodrigues também ele júnior voltou a repetir o honroso 5º Lugar que havia conquistado duas semanas antes na Holanda.

Quanto à selecção sénior presente, constituída na sua maioria por atletas sub21, estes, deram indicadores que Portugal se encontra numa linha de ascensão, com vitorias e derrotas à mistura, o comportamento desportivo e a mentalidade dos nossos atletas em prova, começa a ser muito distinto do passado, “eles acreditam e sonham”.

Apenas com uma excepção, todos os atletas lusos cederam a vitória para atletas medalhados, perderam alguns por margem mínima, em morte súbita, por decisão arbitral. Destes destacamos o 1/8 de final de Eduardo Rodrigues, e a derrota tangencial nos 1/16 avos de José Fernandes perante Holandês, Dennis Becker que é só o líder do ranking europeu da categoria em 2008, medalhado mundial, campeão europeu.
Foi um combate bonito de se apreciar e desfrutar desportivamente, ainda mais porque, só e apenas na fase final do terceiro round é que Dennis Becker, ficou por cima no resultado. Parabéns a todos pela entrega e determinação demonstrada.

2009_04_openalemanha_01

2009_04_openalemanha_02

Fonte [Website Federação Portuguesa de Taekwondo] [05-04-2009]